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O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária (IDECA) foi fundado em 1998, em São Paulo, num cenário  de particular efervescência para a sociedade civil organizada do Brasil. Em um momento de crescente militância social e política, novas formas de mobilização ganhavam espaço e papel cada vez mais ativo, inclusive na interlocução com o Estado. Em especial, instituições à época ainda pouco compreendidas: as organizações do terceiro setor.

O IDECA nasce com uma missão objetiva: contribuir para o aprimoramento das ações sociais desenvolvidas por organizações do terceiro setor e instituições públicas e privadas.

A iniciativa é fruto da união de profissionais interessados em dedicar sua expertise ao enfrentamento dos problemas que afetam o Brasil, conscientes da importância da participação da sociedade civil organizada nesta tarefa. Como estratégia principal, mas não exclusiva, estão a avaliação de projetos sociais e de políticas públicas.

Nessas áreas, ao longo de seus dezoito anos de existência, o IDECA desenvolveu e consolidou uma metodologia própria, testando e experimentando várias abordagens que propiciassem uma boa compreensão das ações em questão. Temos por prática fazermos sempre meta avaliação, corrigindo e aprimorando abordagens e estratégias. Nesse sentido, a longa experiência do IDECA na área, tem nos consolidado um saber a ser compartilhado, que não se esgota e está sempre se renovando.

 

Diretora Presidente

Simone de Castro Tavares Coelho

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, doutora em Ciência Política pela USP.

Principais instituições onde atuou: Centro de Estudos Brasileiros de Análise e Planejamento – CEBRAP; Secretarias de Estado da Educação/SP; Secretaria de Estado da Cultura/SP; Secretaria de Estado da Habitação/SP; Fundação do Desenvolvimento Administrativo de São Paulo – FUNDAP

Área de atuação: pesquisa, gestão e avaliação.

simone@ideca.org.br

 

 

Diretor Tesoureiro

Gabriel Marcelus Simões Ligabue

Engenheiro Agrônomo diplomado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da USP.

Principais instituições onde atuou: Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos - IBMG; SINDIJÓIAS-SP; FIESP; Grupo de Institutos, Fundações e Empresas - GIFE; Fatto Consultoria Ltda; jurado nas edições de 2003 e 2004 do Prêmio Balanço Social, promovido pelas instituições Aberje, Apimec, Ethos, Fides e Ibase.

Área de atuação: economia, crédito corporativo, planejamento e gestão de negócios, desenvolvimento institucional e organizacional, análise estratégica de negócios

gabriel@ideca.org.br

 

 

Conselho Diretor

Ghisleine Trigo Silveira

Licenciada em Biologia e Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Co-autora dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Saúde e coordenadora do documento de Ciências da Natureza do Exame Nacional de competências da Educação de Jovens e Adultos do Ministério de Educação.

Atuou no magistério de nível médio e superior e em órgãos de coordenação pedagógica. Co-autora da Proposta Curricular e da Matriz de Avaliação de Biologia da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. É autora de materiais didático-pedagógicos na área curricular e de gestão escolar e, atualmente, coordena o processo de elaboração dos Cadernos do Professor e do Aluno da Secretaria Estadual de São Paulo.

gh_trigo@terra.com.br

 

Laís da Costa Manso Nabuco de Araújo

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela USP.

Mestranda no Departamento de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp.

Atua como nas áreas de consultoria organizacional, pesquisa e avaliação de políticas sociais desde 1989.

Ocupa atualmente o cargo de Superintendente de Relações Institucionais e Projetos Especiais na Fundap – Fundação do Desenvolvimento Administrativo.

Foi Superintendente de Acompanhamento de Projetos da EMURB – Empresa Municipal de Urbanização, respondendo pela coordenação e Monitoramento e Avaliação do Programa de Reabilitação da Área Central de São Paulo.

Foi Assessora de Acompanhamento e Avaliação no Programa Cultura e Cidadania para a Inclusão Social: Fábricas de Cultura, respondendo pela coordenação da implementação e funcionamento do Sistema de Avaliação e Acompanhamento desse projeto, financiado pelo Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID).

lacoman@terra.com.br

Cintia Filpo

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Gestão Educacional pela PUC-SP. Atua como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II – Colégio Friburgo. Atualmente é Coordenadora de Desenvolvimento de Sistemas de Avaliação e Monitoramento na área de projetos sociais. 
Áreas de atuação: Educação, Educação Física Escolar, Esporte, Projetos sócio-esportivos e formação de professores.

 

  Conselho Fiscal

Janete Bernardo da Silva

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, pós-graduada em Filosofia da Educação, mestre em Educação e Currículo pela PUC/SP.

Principais instituições onde atuou: CENAFOR / SP, SENAC / SP, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Fundação para o Desenvolvimento Educacional - FDE/SP, Centro Paula Souza, PRATTEIN Consultoria em Educação e Desenvolvimento, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Área de atuação: pesquisa, avaliação.

Victor Barreto Costa Pereira

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Educador no Centro de Estudos Avançados de Promoção Social – CEAPS, na Amazônia; docente do curso de Turismo do Centro Universitário Sant’Anna. Coordenou diversos projetos educacionais e estudos do meio, em colégios, universidades e ONGs.

Áreas de atuação: Educação, Educação Ambiental, Esporte, Coordenação e Avaliação de projetos.

 

Membros Associados

 

Daniel Kader Hammoud

Bacharel em Comunicação Social e Bacharel e Licenciado em História pela USP e Licenciado em Pedagogia.

Principais instituições onde atuou: SENAC - SP e RJ; Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE/SP, Fundação SEADE/SP; PNUD, UNESCO, Centro Paula Souza/SP, Fundação Vitae e Secretarias de Estado da Educação de São Paulo, Sergipe, Espírito Santo e Tocantins.

Área de atuação: administração de instituições de educação e de educação profissional.

daniel@ideca.org.br

 

Judi Cavalcante

Jornalista graduado pela PUC/SP e especialista em Comunicação Estratégica pela ECA/USP. Com 18 anos de experiência na área, é consultor em comunicação estratégica e gestão para organizações do terceiro setor. Na área acadêmica, ministra os módulos de Comunicação Estratégica no curso de especialização Lato Sensu Administração para Organizações do Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP); no curso modular de Ferramentas de Gestão do GIFE; e no curso de especialização em Comunicação e Sustentabilidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie, cuja primeira turma tem início previsto para o segundo semestre de 2009. No período 2005 a 2008 foi coordenador de comunicação e gestão da Fundação Tide Setubal e de 2000 a 2004 gerente de comunicação e diretor executivo adjunto do GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.

judicavalcante@gmail.com

 

Patricia Rudge Rosseto

Psicóloga diplomada pela PUC-SP.

Principais instituições onde atuou: Colégio Oswald de Andrade; Clarice Herzog & Associados; GfK; Research International; Escritório Wilma Rocca

Área de atuação: planejamento, execução e análise de pesquisas qualitativas de mercado e de projetos sociais.

pprossetto@gmail.com

 

CRISTINA MEIRELLES
 
Socióloga graduada na Universidade de Paris I Sorbone e Mestre em educação pela PUC-SP
Desenvolve trabalhos na área social e educacional desde 1990, quando atuou em projetos de desenvolvimento comunitário e de instituições educativas junto a organizações públicas e privadas em São Paulo e como formadora de gestores e educadores de organizações  atuantes na periferia das cidades.
Atuou como analista de projetos para a VITAE e gerenciou por sete anos os programas e projetos da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. Desde 2002 é consultora de processos, planejamento, avaliação e sistematização, realizando pesquisas e publicações junto a ONGs, governos, fundações empresarias ou agências multilaterais. 
É diretora presidente e fundadora da CASA7 – Memórias e Aprendizagens, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2006, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da prática social pela via da produção e articulação do conhecimento que dela deriva.

 Gláucia Torres Franco Novaes

 
Possui graduação em Psicologia pela PUC-SP, mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia e doutorado em Educação pela PUC-SP. É pesquisadora pleno da FCC, onde integra o Núcleo de Estudos em Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, avaliação da aprendizagem, avaliação de sistemas, avaliação de programas e psicologia da educação.

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